NAVEGANDO PELO MUNDO DA ESCALADA.

UM ESPAÇO PARA COMPARTILHAR OS MEUS RELATOS

PESSOAIS E OS ALHEIOS, NOTÍCIAS E DEVANEIOS SOBRE
 
O GRANDE MUNDO DA ESCALADA!

SINTA-SE A VONTADE!

QUER COMPARTILHAR ALGUM FATO CONOSCO?

JEANOURIQUES@YMAIL.COM

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Mais sobre Nalle Hukkataival.


É não é só de uma repentina ascensão do "The Island" de Dave Graham na floresta de Fontaibleau que vive o finlandês Nalle Hukkataival. No site do boulderista podemos descobrir muito mais sobre esse que é um dos escaladores de boulder mais em forma no momento.






Vale a pena dar uma olhada no site e ficar de olho no norte da Europa pois de lá sairão muito mais cadenas de problemas fortes!

Um pequeno currículo desse escalador de 22 anos.

Nome: Jyri Nalle Hukkataival
Nascido em 1986, escala desde 1998

Resultados de competições:

2004, 1st in Nordic Championships
2005, 2nd in Nordic Championships
2005, 5th in World Championships
2006, 1st in Arco Rockmaster
2007, 2nd in European Championships

E mais vários boulders difíceis pelo mundo a fora! Entre no ranking do site http://www.8a.nu/ e veja na 3º colocação a quantidade de problemas por ele resolvidos.



Fontes: http://www.desnivel.com/ e http://www.nallehukkataival.com/


Até!

Mais do Ondra!



É pessoal o mostro (leia-se moleque de 15 anos que escala mais que 99,99999%da população mundial) Adam Ondra (ao lado) mandou mais algumas vias expressivas em Gorge du Loup na França. Depois de encadenar a via "PuntX" 9a+ (12a) ( matéria aqui no blog )agora ele botou no caderno "Trip Tik Tonik" 8c+ (11b) e fez a 1º ascensão de um projeto chamado "Just One Fix" o qual ele cotou em 8c+ (11b). É assim o checo vai entrando pra historia da escalada esportiva com apenas 15 anos e se firmando como um dos melhores escaladores da atualidade.

Ondra na "PuntX" 9a em Gorge Du Loup"

Fonte: www.kairn.com

1º repetição do "The Island" V15 (8c)!

Em passagem por Paris para participar do campeonato europeu, o finlandês Nalle Hukkataival não teve um resultado muito expressivo no campeonato ficando apenas em 23º lugar. Mas como para compesar fez um tour por Fontainebleau e acabou fazendo em 4 dias a 1º repetição do boulder "The Island" V15 (8c). O qual foi encadenado pela 1º vez pelo americano Dave Graham em abril desse ano.

Graham no problema.
Fonte: www.kairn.com

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Novidades do mineiro 2008!

Este ano o Mineiro de Escalada tem uma novidade:
A categoria iniciante (top rope) será no modelo de festival:

Os competidores escalam 4 vias. Quem fizer a melhor pontuação será o campeão. Assim, não haverá isolamento nem visualização. Serão três horas de muita diversão e escalada.

Simultaneamente ocorrerá a semi-final da categoria pro. Assim enquanto os competidores da iniciante descansam para a próxima via, podem curtir as vacas e perrengues dos pros.
E mais: diárias grátis durante todo dia, música e lanchonete com açaí.

Não esqueçam o campeonato é esse sábado a partir das 14hrs!

Até lá!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Cadenas na europa! Ondra e Patxi

Adam Ondra, PuntX 9a+
Imagina você com 15 anos sendo um dos melhores escaladores do mundo, já contando no cúrriculo 14 vias acima de 9a (11c br)! Assim vive em uma dimensão paralela o checo Adam Ondra.

E quando você acha que ele vai descansar, afinal semana passada ele encadenou a vista os 400 metros da via Hotel Supramonte 8b (10b) localizada em Punta Cucuttos, isso guiando todas as enfiadas! E somente dois dias após fez a primeira ascensão da Campo con Corvi 9a (11c) em Domusnovas pico localizado na exótica região de Sardenha. Essa semana ele viajou até Gorges du loup na França para fazer a 3º ascensão da PuntX 9a+(12a), linha liberada pelo francês Alex Chabot em 2007 que na ocasião não graduou a via e a repetição esse ano ficou por conta do alemão Andreas Bindhammer confirmando o grau.


O espanhol Patxi Usobiaga (bi-campeão da copa do mundo, campeão europeu 2008) encadenou essa semana
a lendária Action Direct 9a(11c) de Frankejura na Alemanha. Na foto a esquerda Patxi em uma das suas tentativas. "A mais ilustre e mítica via de toda historia da escalada, a via que marcou um antes e um depois." Disse Patxi no seu site, (www.patxiusobiaga.com). Essa é a via com a qual o lendário alemão Wolfgang Gullich inaugurou a nonadimensão do grau francês em 1991. Com essa cadena Patxi fecha uma trilogia de vias míticas que vem marcando os limites dos escaladores esportivos nas últimas décadas , La Rambla 9a+, Biographie 9a+ e Action Direct 9a. E para encerrar a sua estadia na bela escola de Frankejura encadenou a vista Nola 8b+ (10c) completando assim 20 oitavos a vista. Que motivação!

sábado, 25 de outubro de 2008

Dica e devaneios de um blogueiro!


Olá blogueiros de plantão!


Entre muitos blogs desse oceano de informação que é a internet, fica díficil decidir qual acompanhar com frequencia, como decidir? Pela qualidade do texto, pela informação, por amizade ou por periodicidade de posts?

Não sei responder essas perguntas por completo, mais uma que me atrai é a qualidade do texto e a indendificação pessoal com o autor.


Baseado nesses aspectos disponibilizei aqui no blog o mais novo recurso do blogger, colocando os blogs que mais frequento no canto superior direito.


Mas um blog que vale a visita é o da família busca pedra.

Tento com principal coloborador o escalador Caio Gomes estudante de jornalismo, que mostra que além de escalar muito bem está escrevendo muito bem! Sou suspeito pra falar dessa família afinal conheço todos e posso dizer que o pouco que convivi com eles foi o suficiente para admira-los como pessoas e escaladores.




abraço e boas escaladas.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Um V11 e dois V12 em uma semana.


É amigos a "garotinha" de 19 anos da foto é a escaladora americana Alex Pucio, que teve uma das melhores semanas de escalada em boulder feminina da historia. Mostrando que está em excelente forma começou encadenando no dia 18/10 o boulder "Trice" V12 localizado em Flagstaff Mountain de Boulder, no primeiro dia de tentativas desse ano.
Se passaram apenas dois dias e ela já sentiu disposta em tentar mais um boulder de grande dificuldade localizado dessa vez em Mt. Evans, o escolhido por ela "Clear blue skies" V12 encadenando em apenas 4 tentativas! Mandando assim seu terceiro problema dessa graduação, ela possuia apenas um boulder desse grau até outubro desse ano, "The Marble sit" V12 localizado no Rocky Moutain National Park.
E apenas mais dois dias de descanso e ela foi ao Clear Creek Canyon completar a melhor semana de uma boulderista até hoje com o problema "Formula 50" V11 depois de apenas três tentativas.
Parabéns! Treino vale a pena!
abraço e bons betas!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Treinos e eventos!


Olá personas!


Mês de muitos treinos e escaladas "for fun" apenas em muro, afinal as 1º e 2º etapas do campeonato mineiro estão marcadas. Para variar em cima da hora, melhor assim do que como o ano passado que a gente nem teve como eleger um campeão mineiro.


A primeira etapa acontecerá na academia Das Pedras no bairro Sto. Antonio no dia 1/11/2008.
E a segunda etapa será realizada nas modernas paredes da Rokaz! No dia 6/12/2008.

Mãos ao magnésio, aperta o pé na sapata, coloca a caderinha e espreme as agarras com raça nos treinos! Vamos todos elevar o nível mineiro para a estratosfera! rs...

Acontece essa semana no Rio de Janeiro a 8º mostra de filmes de montanha.

Segue abaixo a progamação do evento.


DIA 22/10


Ápice (Escalada) - Paraná, 2008, 14 min.

Do Pacífico ao Atlântico sobre duas rodas (Mountain Bike) - Rio de Janeiro, 2002, 45 min.

Horizonte Aberto - escalada no sertão (Escalada) - Minas Gerais, 2008, 16 min.

Culinária Casca Grossa (Culinária de montanha) - Minas Gerais, 2008, 13 min.


DIA 23/10


Infinito (Escalada Boulder) - Goiás, 2008, 23 min.

Conceição: Guarde nos olhos (Ambiental) - Minas Gerais, 2008, 10 min.

Horizonte Aberto - Chapada Diamantina (Escalada e Mergulho) - Minas Gerais, 2008, 25 min.

Gruna - Em Busca dos Novos Diamantes (Escalada Boulder) - Brasília, 2008, 21 min.

Uruca (7º VIIIc E4) (Escalada) - Rio de Janeiro, 2008, 8 min.


DIA 24/10


Terra do Fogo 13.600 (Expedição) - Rio de Janeiro, 2007, 24 min.

Nicola Martinez - Na trilha das rochas (Escalada e BASE jump) - Paraná, 2008, 24 min.

Expedição Aconcágua Invernal (Alta Montanha.) - Rio de Janeiro, 2004, 40 min.


DIA 25/10


Pedra Riscada (Escalada) - Minas Gerais, 2006, 9 min.

Los Arenales High-Definition (Escalada) - Rio de Janeiro, 2008, 22 min.

Triz - Espírito Santo (BASE jump e Parapente) - São Paulo, 2007, 24 min.

Expedição ao Cerro Bonete - Andes, Argentina (Alta Montanha) - São Paulo, 2008, 34 min


E se encerrou domingo passado dia 19/10 o circuito de escalada do Rio de Janeiro. A 4º e última etapa foi realizada no centro de escalada Limite Vertical (CELV).

E quem foi consagrado campeão carioca de 2008?

Meu grande amigo Caio Gomes! Escalador de niterói frequentador alucinado da pracinha de itacoatiara. Parabéns moleque!


O ranking ficou assim.


Eric Teles (Patrocínio: Bolsa Atleta Governo do Estado – atleta de Nova Friburgo)

Lugar: Cândido Bisneto (Atleta de Volta Redonda)

Parabéns a todos os envolvidos por fazer o triunfal retorno desse importante ranking ao calendário brasileiro após 4 anos.



Abraço a todos e boas cadenas.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Após um longo setembro...

Olá amigos e amigas!

Pois é passei Setembro inteiro sem postar nem sequer uma foto...

Muitos acontecimentos nesse mês que passou, 1º RokazBloc foi um sucesso de público e participantes. Dei sorte e o treino funcionou e eu acabei no topo do podium, nunca havia competido no muro em que treino, foi uma experiência valiosa! Nesse mês o amigo Alexis embarcou para uma rocktrip pelo maravilhoso parque do Yosemite na Califórnia ( mais detalhes dessa big trip no http://www.rokazblog.blogspot.com/ ), andei escalando pouco na pedra pois tenho trabalhado bastante e me focado em muro pois agora em Novembro e Dezembro teremos a 1º e 2º etapa do campeonato mineiro de via, gostaria de me sentir forte na parede igual ao RokazBloc.

As poucas vezes que toquei as pedras em Setembro foi em Sete Lagoas, o pico em MG que tem mais desenvolvido vias de 8º para cima. Tenho tentado escalar mais vias a vista por lá, para consolidar a minha escalada nesse estilo, já pensando em viagens mais longas a lugares desconhecidos...risos

Mais mantendo a linha do blog de falar sobre várias coisas e não só de escalada, no último final de semana de Setembro embarquei em um carro com mais 4 amigos para São Paulo aonde assistimos ao show do Ben Harper e depois dos génios da Dave Matthews Band!!! O show foi espetacular! Após fomos para o Rio acompanhar o 3º show da banda no Brasil (o 1º foi em Manaus).
Rio de Janeiro 30 de Setembro de 2008. Partimos pela manhã para escalar o corcovado pela via k2, depois de uma bela escalada fomos para o hotel para resgatar o resto da expedição para almoçarmos e ir em direção ao que foi o melhor show de toda minha vida! DAVE MATTHEWS BAND LIVE IN RIO!!! 4150 pessoas no Vivo rio cantando todas as músicas do começo ao fim (e olha que o show durou 3:30hrs) foi impressionante! Nem pessoalmente consigo transcrever em palavras o que passei nesses 2 shows então... vocês tem que ir para sentir!

Bom no mais é isso!
Estou de volta e com força total!


Abraço e boas escaladas!



O cara Dave Matthews. Photo: Bruno Senna