NAVEGANDO PELO MUNDO DA ESCALADA.

UM ESPAÇO PARA COMPARTILHAR OS MEUS RELATOS

PESSOAIS E OS ALHEIOS, NOTÍCIAS E DEVANEIOS SOBRE
 
O GRANDE MUNDO DA ESCALADA!

SINTA-SE A VONTADE!

QUER COMPARTILHAR ALGUM FATO CONOSCO?

JEANOURIQUES@YMAIL.COM

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

SÁBADO E DOMINGO DE PEDRA.

Merece muita música!

Ao que parece São Pedro vai ajudar e poderei passar os dois dias desse final de semana subindo pelas paredes da Serra do Cipó e claro como sempre regado a muita música antes e depois escalada.

Já pensando nisso vou deixar uns clipes aqui para sonorizar o final de semana de todos!

Música: Oil and Water
Álbum: Light Grenades
Banda: Incubus
Esse não é um clipe oficial e sim mais um daqueles que os "youtuberos" de plantão montam. Um rock bem gostoso.


Música: Naked
Álbum: Glow
Banda: Reef
Um rock muito bem tocado e cantado. Banda de várias trilhas sonoras de viagens.


Música: Jesus or a gun
Álbum: Sunburn
Banda: Fuel
A quantos treinos regados a esse cd de um rock de uma guitarra, um baixo e uma bateria e claro um pouco de pedaleira todos vindos lá da Pennsylvania.


Música: The Richest Man In Babylon
Álbum: The Richest Man In Babylon
Banda: Thievery Corporation
Uma música mais tranquila ótima pra passar aquela concentração antes de alguma atividade e também para dar uma diminuida no ritmo do resto do post.


Valeu pessoas e até segunda!
Boas cadenas!

CHALK & CHOCOLATE.


Olá cinéfilos!

Saiu essa semana o trailer do filme "Chalk & Chocolate". Ele é sobre a escaladora eslovena Natalija Gros, o filme retrata vários momentos da escalada dela, os treinos, as reflexões, altos e baixos mas principalmente sobre a ascensão de sua obra prima a via Histerija 8c+(11b) a qual ela mandou em março de 2008.

Trailer Chalk & Chocolate.

Foto: Divulgação do site da escaladora.

Até!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

DICA DE TREINO.

Olá escaladores de plantão!

A muito tempo que todos sabem a importancia de se fazer barras para escalar, a até quem diga que quem não faz barra em apenas um braço não pode ser considerado escalador. Eu não concordo com essa frase, mas concordo que para se ter um melhor desempenho na parede fazer umas barras depois do treino no muro é muito útil.

Um bom treino de barras para fazer em casa? Fácil!

1º dia: Aqueça bem os coltovelos e ombros.

1º série de máximo.
2 minutos de descanso
2º série de máximo
2 minutos de descanso
3º série de máximo

2º dia: Retire de 20 a 30% das barras da sua 1º série de barras do 1º dia.
Exemplo com 10 barras de máximo.

1º série de 8
2 md
2º série de 8
2 md
3º série de 8

3º dia: Repita as séries do 2º dia.

4º dia:

1º série de 9
2 md
2º série de 8
2 md
3º série 8

5º dia:

1º série de 9
2 md
2º série de 9
2 md
3º série de 8

Assim a cada dia de treino você acrescenta uma barra na série subsequente, lembre-se de sempre dar pelo menos 48 horas de descanso entre cada treino, essas séries também podem ser feitas pós escalada.

Mais fazer barras é tão importante que até o presidente "salvação" do Estados Unidos Barrack Obama anda fazendo as suas pelos bastidores do governo americano.


Até e bons treinos.

DICA DE BLOG.

"Espaço criado por cinco amigas especializadas em Direito Ambiental e interessadas em divulgar informações sobre temáticas ambientais, abrangendo legislação, educação ambiental e notícias diversas sobre meio ambiente. Com ares críticos e muitas vezes sugestivos, as "ecomeninas" propõem um debate sobre questões sócio-ambientais relevantes na atualidade."

Isso é o blog Econexos, muita informação sobre meio ambiente escrito por quem entende do assunto, leitura obrigatoria para quem gosta do assunto!

Já adicionei o link desse super atualizado blog na minha lista de blogs a acompanhar.

Econexos

Um abraço e até!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

SENHOR TENSÃO CORPORAL.

Olá pessoas!

Recebi esse vídeo de um amigo e me senti na obrigação de colocar aqui para vocês, esse cara é absurdamente forte!!! A eu com essa tensão corporal eu mandava V muito!!!!! Risos...




Bons treinos!

POESIA E A VISTA.


Estava eu deitado mais uma vez depois de um longo dia de trabalho, treino e abertura da exposição Paris Toujours do meu amigo e fotográfo Bruno Senna que aliás mais uma vez mostra seu talento fora dos esportes com várias belas fotos da cidade luz Paris expostas no charmoso Café com Letras, refletindo no meu quarto foi inevitavél não ficar pensando em uma viagem a França para escalar muito a vista, pensando nisso escrevi essas palavras...



A vista

Troca
cruza
vai
volta
pensa
reage

Não hesite
A via vida
não permite
Pequeno pequenino
lindo movimento

Sequencia
desejos
mão branca

Doe pé, pele
juntas
só não o coração

Parede é o lugar
de se realizar
como...


Foto: Eu em Ouro Preto clicado pelo talentoso Bruno Senna.
Boas cadenas a vista e a prazo rsrs...

Abraço

FRASES PARA TREINO.


Ano novo e a motivação parece que retorna do nada não é mesmo? Dá aquela vontade de mandar todas as pendências esse ano e para isso treinar é altamente necessário.

Treinar é um pouco enfadonho, eu pelo menos prefiro mil vezes fazer uma boulder session com a galera a seguir uma planilha de treino corretamente, mas eu aprendi a gostar do treino por causa do resultado que ele te proporciona seja na pedra ou nas competições.Pensando nisso eu resolvi colocar aqui para vocês algumas pensamentos eficientes enquanto se treina.

"A diferença entre o sonho e a realização é o treino." Jean Ouriques.

"Se vai treinar de o máximo ou volte pra casa. ( Adaptação de Go hard or go home)"

"No pain no gain."

"Para toda realização e superação tem que ser feitos sacríficios." Jean Ouriques.

Pense sempre no objetivo enquanto tiver treinando, focando o resultado você o torna mais próximo e a sessão de treino se torna menos enfadonha.

Bons treinos!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

ZANGERL E WIDMER REPETEM "ENTLINGE" 8C (V15).


Na primavera de 2005 o mestre boulderista Fred Nicole (a direita ele no Spectre v13 de Buttermilks) fez a primeira ascenção do boulder Entlinge 8c(v15) localizado em Murgtal na Suiça.

Recentemente o problema recebeu duas repetições em apenas uma semana, os responsáveis foram o austríaco Bernard Zangerl e o suiço Franz Widmer, com a diferença de apenas um par de dias eles conseguiram encadenar esse problema de apenas seis movimentos.
Fred Nicole declarou após encadenar Terremer 8c+(v16) em Hueco Tanks no Texas que não havia encontrado nada mais díficil inicialmente que esse problema talvez apenas Entlinge, talvez por isso a cotação desse pequeno boulder suiço inicialmente permaneça a mesma proposta pelo mestre Nicole, mesmo depois das repetições.

A esquerda Franz Widmer no Entlinge.
Para sonorizar um pouco essa pequena nota, coloco uma música que foi tema do final de semana em Conceição.
Banda: Incubus
Música: Pistola
Álbum: A Crow Left Of The Murder
Reparem no tamanho da pedaleira do guitarrista.



Até mas!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

CONCEIÇÃO!


Olá internautas!

Nada como um final de semana entre os maravilhosos blocos de quartizito de Conceição do Mato Dentro para dar aquela motivada para voltar a grande cidade e treinar e trabalhar com mais afinco.

A maioria das vezes que vou a Conceição fico maravilhado com o enorme potencial para novos boulders de todos os estilos que aquelas arejadas colinas do Salão de Pedras possuem.

Saimos de Bh sexta a noite e viajamos de baixo de chuva quase a estrada inteira, como o planejado acordamos sábado e nos juntamos com o resto dos fánaticos por pedras. Por causa do clima quente decidimos ir para a cachoeira e deixar para escalar no final da tarde e no começo da noite com o clima mais ameno, mas como nem sempre as coisas acontecem do jeito que queremos a chuva nos pegou no caminho e entao decidimos voltar para casa e colocar os crashs no carro e esperar uma janela de tempo para escalarmos, dito e feito fomos para as pedras!

Escalamos sobre um forte sol de uma típica tarde de verão, depois voltamos para casa e almoçamos e voltamos as pedras a noite para a 2º sessão do dia! Algumas fotos do final de semana.


A esquerda típicos betas de virada de conceição, a direita Bruna Andrade em típico abaulado dos belos blocos do salão. Fotos: Jean Ouriques
























Nessas duas eu travando praticamento só com a mente nos abaulados e nos micro regletes dessa virada que rendeu muitas risadas e muitas quedas! Fotos: Renata Vergara.














Na esquerda eu no boulder Trinca Caranguejo V8 clássico high ball de Conceição, na direita eu praticando mais um pouco nas viradas abauladas.
















Na esquerda Bruna fechando a mão em um abaulado e na direita Paty virando um boulder na sessão noturna de boulder. Fotos: Jean Ouriques.





Na direita UbtBoulder + Rokaz todo mundo na pedra! Fotos: Jean Ouriques. Montagem: Bruna Andrade.







Até a próxima pessoas!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

SUBIR PAREDES.

Olá pessoas! A quanto tempo não escrevo algum devaneio aqui para todos hein!?


Ando muito atarefado esse mês, ano novo e velhas ideias sendo colocadas em prática lá na Rokaz então estou em uma daquelas fases que gostaria que o dia tivesse pelo menos 36 horas. Mas como meus neurónios não param de funcionar quando estou realizando funções digamos mais mêcanicas ontem escrevi umas coisas pensando no final de semana que vou passar entre os maravilhosos blocos de Conceição do Mato Dentro.

SUBIR PAREDE

Dores inevitáveis
Sorrisos de sonhos
Risadas memoráveis
Movimentos enfadonhos

Horas lentas
Lentas horas

Toques aguardados
Geologia do esporte
Esporte e geologia

Mão pé
Troca, pula dois desce um

Dança
Sobe desce
Desce sobe
Pés assim
Pés assado
Porém calçados

Tudo para ter
Para acelerar
Lentas horas
E ter a glória
De encadenar






Espero que a escalada em Conceição seja proveitosa e eu traga muitas histórias para contar a vocês. Um excelente final de semana a todos!
Até!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

PRIMEIRO 9A DO ANO PARA ONDRA.

E aí como vão vocês pessoas?

Fiquei um tempo sem postar por culpa das festas de final de ano e 2009 para mim começou com muito trabalho, achei que Janeiro ia ser um pouco mais tranquilo mais para contrariar minhas expectativas estou bastante atarefado.

Um ano sempre começa cheio de esperanças de certezas a se confirmar de pendências a encadenar e promessas a se cumprir, pensando nisso o jovem Adam Ondra já encadenou o seu primeiro 9a do ano, a via escolhida foi "Roby in the sky" localizada na bela falésia de Calanques no sul da França na cidade de Marseile. A via foi aberta em 2000 pela lenda viva da escalada esportiva francesa e mundial François Legrand, o nome da rota foi dado em homenagem a Gilbert Robino "Robi" um francês apaixonado pelas montanhas e que chegou a ser campeão francês de sky alpino aos 87 anos!

Adam Ondra definiu os 30 metros de resistência da via como "dura" para a sua cotação. E Ondra mostra logo no ínicio do ano que a sua motivação para vias de alto grau não acabou com a mudança de ano e podemos esperar muito mais desse garoto que em 2008 colocou nada mais nada menos do que 12 vias acima de 9a (11c) no currículo.

E vocês estão correndo atrás dos seus sonhos de 2009?

Para dar uma sonorizada nesse post coloco a pedidos uma versão maestral de Billie Jean do Michael Jackson, cantada e tocada por Chris Cornell. Essa música se encontra no cd acústico que cantor gravou em 2007. Não é um clipe então pode dar play e fazer outras coisas! rsrs...




Foto: Adam Ondra nos ceús de Marseile.

Fonte: Revista Desnivel.




Um feliz 2009 a todos e até!