NAVEGANDO PELO MUNDO DA ESCALADA.

UM ESPAÇO PARA COMPARTILHAR OS MEUS RELATOS

PESSOAIS E OS ALHEIOS, NOTÍCIAS E DEVANEIOS SOBRE
 
O GRANDE MUNDO DA ESCALADA!

SINTA-SE A VONTADE!

QUER COMPARTILHAR ALGUM FATO CONOSCO?

JEANOURIQUES@YMAIL.COM

sábado, 20 de junho de 2009

CEUSE 4!!!

Fala galera!

Bom comecei a escalar de verdade, tenho feito muitas vias de 7c e 8a/b e tentado alguns projetos, ontem quase mandei meu primeiro 9c flash cai a 3 movimentos do final! O nome da via e Carte Blanche e um classico do local, eu tive que dar mais duas entradas para encadenar pois na segunda eu estava desconcentrado.

Bom ai vao algumas fotos!

Bom esse ai e o meu mais novo amigo o Robin da Belgica ele escala tipo 11b brasileiro e escala a apenas a 2 anos e meio! Muito gente boa!

De pe e o Dan da inglaterra e sentado e o chicken (galinha rsrsrs...) da australia galera nota 20! Todos os dias a gente toma cafe e janta junto! Muito doido, meu ingles melhora a cada dia! ihuuu...

Bom ae vao umas fotos da Carte Blanche 9c!


Muito doida a via, o grau aqui em ceuse e muito duro, to trabalhando agora um 10a e um 10b cada dia eu vou em um muito doido essa vida de escalador!!!
Ah! Achei esses dois caras no camping em ceuse perdidos! rsrsrsrs..... para quem nao sabe esses sao o Yan (meu irmao) e o James! Ihuuuuu.......... brasil em Ceuse!!!!!!!!!!!

Abraco e ate

terça-feira, 16 de junho de 2009

CEUSE 3!

Fala galera!

Bom finalmente comecei a escalar de verdade e tomar um couro das gigantencas vias de Ceuse! As vias sao imensas! Escalei um 9b maravilhoso provavelmente a melhor via ate agora na trip o nome e Le privilege du serpent, uma via gigante com um crux de 3 costuras, nao e dificil isolar os movimantos so aue voce escala muita coisa antes de entrar na sequencia do crux, quase mandei a via a vista mais eu ja tinha tentado um 9a a vista no dia e cai mega torado e precisei entrar de novo entao quqndo fui tentar o 9b estava muito cansado.

Porque nao deixar para outro dia? Simples, existem milhares de 9b aqui para eu tentar a vista! Foi bom para treinar o estilo da falesia e o mental para as longas protecoes de Ceuse.

Agora um video do meu primeiro dia de descanso, fiz ele depois que postei aqui no blog e voltei para o camping.





Esse ai e o Dan, o ingles com quem escalo agora! Funny guy! rsrsrsrsrs...........

Essa e a visao da falesia do lago que fica aqui perto, perfeito para os dias de descanso!

E isso ae galera, fico devendo fotos de escalada, mais nao tem ninguem que as tire pra mim, assim que achar posto aqui pra voces!

Abraco e ate!

sábado, 13 de junho de 2009

CEUSE 2

Ola pessoal!


Bom os primeiros dias em ceuse foram meio diferentes do aue eu estou acostumado a ter escalando no Brasil, escalei nos 2 primeiros dias com dois italianos q nao falavam ingles direito entao imaginem a comunicacao!!! rsrs...

Nao consegui escalar forte ainda poraue gripei feio e so escalei vias faceis para nao piorar ja que aqui faz muito frio na pedra.

A unica via que fiz mais dificil foi mandar um 7c frances (9a no brasil) a vista, o nome da via e Teuchipa, gigante muita resistencia, o mais engracado e que depois de escalar uns 10 metros eu nao sentia mais os meus dedos! Escalei mais uns 15 a 20 metros sem sentir nenhum dos meus dedos, de tanto que fazia frio!

Mais agora estou escalando com um cara ingles, ele e um tipico ingles, rsrs, o sotaque, a postura, tudo! rsrs... Tem gente de muitos paises aqui. A unica coisa dificil e que ainda nao achei alguem que escala o mesmo grau que eu e esta sem parceiro. Mais esse dia chegara!


Bom isso sou eu saido do ap do Fabien para ir para Gap, voces nao tem nocao o tanto aue tavam pesadas essas mochilas!

Esse e um dos italianos, o Nico gente bonissima! muito engracado!

Esse e o Mario, tipico italiano, falava alto, olhava todas as mulheres que passavam e ficava fazendo brincadeiras o tempo todo! Muito gente boa!!!

Bom gente no mais e isso, depois posto mais fotos e videos!

Salut!

terça-feira, 9 de junho de 2009

CEUSE!!!

Fala galera!



Bom cheguei a Ceuse ainda nao escalei... devo ir hoje.

Assistao o video e entenderao!




Recebi por e-mail a foto do boulder que mandei flash em Bleau, obrigado Lucas! O boulder que mandei e o da direita o numero 8 do circuito preto e o nome e Erectissima! E o da direita...


Salut a todos e ate mais!!!!


sábado, 6 de junho de 2009

FRANCA 2

Fala galera!

Acabei de chegar de Fontainbleau, consegui escalar só sexta a tarde porque choveu hoje - sábado - e a previsão para o domingo era de chuva com certeza, resolvi voltar e tentar uma outra investida no final da trip. Bom essas coisas acontecem.

Para a galera que gosta de turismo ai vai uma foto de Paris.


Agora como o que importa e escalada vamos a ela! O setor que escolhi foi o Bas Cuvier, depois que cheguei descobri que se trata do setor que o grau é o mais forte de Fontainbleau, bom para treinar. Eu não consegui tirar fotos porque estava sozinho mais filmei alguma coisa e deixo aqui para voces.




Pena que eu não filmei...esse boulder e um dos top 5 dos clássicos de Fontainbleau.

Bom ai vai um vídeo de um dos boulders que eu fiz ontem, fácil, deve ser tipo um v3 e o lugar é perfeito, nasceu para a escalada, base, tipo de pedra, emfim tudo.




Depois desse boulder começou a ficar muito escuro para filmar, então eu simplesmente escalei e escalei, boulders sem nome, sem grau, sem betas, sem guia - afinal eu esqueci o meu guia no Brasil...rsrs... - apenas eu e Fontaibleau, foi muito bom para me reencontrar com a essência da escalada, afinal fazia um tempo que eu só entrava em coisas no meu limite!

Fiz vários boulders de V0 a V5/6 para acostumar a escalar no estilo bleau, fiz até um boulder que de acôrdo com o guia de um cara que conheci, devia ser um v10/v11, assim que olhei para a linha me deu vontade de entrar, mas como era dia de reconhecimento eu preferi continuar na linha do treino para futuras ascensões mais difíceis.

Ao entardecer, lá pelas 22 hs, isso mesmo 10 da noite! eu vi um pessoal entrando nesse boulder e trabalhando os movimentos, trata-se de uma placa negativa bem leve, uns 4 metros, você começa em pé com a mão direita em um reglete abaolado bem ruim e uma mão invertida que so fica média depois que você sobe bastante o pé. Depois de ver os caras trabalhando e um deles mandando, resolvi que assim que eles fossem embora eu ia tentar - afinal os franceses não são iguais aos brasileiros, que voce olha e a galera já interage, pergunta de onde você e tals, no máximo eles te dão um bonjour e olhe lá, imagina entrar no mesmo boulder .

Quando foram embora, entrei no tal boulder - ainda vou descobrir o nome - e para a minha surpresa, encadenei o boulder na primeira tentativa, ou seja flash, porque eu vi os caras trabalhando. Fiquei horrorizado! Encaixei perfeitamente nos movimentos! Então pensei, amanhã de manhã eu acordo deixo o sol sair e vou filmar o Carnage e esse boulder afinal nao e todo dia que se manda um boulder dessa graduação flash em bleau! rsrs...

Mas... os acontecimentos foram outros, vejam os videos e irao entender.




E e nao foi so isso...




vamos a caminhada...




Agora algumas fotos da caminhada, a floresta e linda e se voce tiver uma mapa (ainda bem que o Fabien me emprestou um), e super tranquilo de se localizar.


Bom essas eram as marcas que eu tinha que seguir, elas eram na pedra ( na foto) ou em arvores.


Ja na parte boa da caminhada. A floresta e daquelas de filme, a toda hora eu imaginava uma cena de filme. viajei por varias epocas enquanto caminhava, mais o crash pad SEM JEITO sempre me trazia a realidade de novo.

No final a caminhada que era para ser de 2 horas acabou virando 4 horas, eu carreguei o crash pad de todas as formas possiveis e impossiveis, mais o objetivo foi alcancado a pequena cidade de Bois le-roi e claro o mais importante a estacao de trem para Paris e o conforto da civilicacao. rsrs... Mais claro que isso tudo tem um preco, agora estou com dor muscular nas pernas inteiras e nas costas por causa da mochila pesada e mais por causa do crash pad SEM JEITO! rsrs...

Bom no mais e isso amanha estou de partida para Ceuse para finalmente comecar de verdade a parte de escalada da trip!!!

Salut!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

PRIMEIRO VIDEO DA TRIP!

Salut!

Esse video e do primeiro dia de viagem e primeiro role de Velib!

Apenas o primeiro!



Salut!

PARIS!

Salut! Ola!

Cheguei em Paris e esta tudo bem, me perdi um pouco para achar a casa do meu amigo Fabien mais no final deu tudo certo.

Assim que cheguei ja comi uma tradicional baguete francesa e fui direto pegar uma velib (um sistema de bicicletas publicas que voce pode pegar em varios lugares de Paris) e fui dar uma volta, acidentalmente fui parar no museu do Louvre! Maravilhoso, gigante e gigante! Essa foi a minha impressao por fora. Ainda nao entrei. Voltei para casa para encontrar com o Fabien que havia chegado do trabalho.

Cheguei e encontrei um mapa com a indicacao de onde ele estava com sua namorada no canal, lembram do famoso filme Amelie Poulain, pois e a ponte em cima do canal fica a apenas alguns passos de onde estou hospedado. Comida e uma excelente conversa com Fabien e Camille, detalhe eu ainda nao falo frances e eles nao falam portugues, ou seja a gente conversou com eles falando um franconhol e eu um portunhol e tentando aprender frances! Foi super divertido. Depois de encher a barriga com paes, queijo e um negocio tipo um pastel arabe um pouco adocicado fomos dar uma volta noturna de velib. Pedalamos horas, eles me mostraram muita coisa, depois de me mostrarem os principais pontos para a minha volta no dia seguinte, fomos ao bar que e especializado em vinho desde 1860! E tomamos uma taca de um vinho muito bom, tipica coisa de frances.

Bom de dia deu uma volta de 6 horas de velib pelos pontos turisticos de Paris, mas claro que fui no mais importante, Au Vieux Campeur, fiquei horrorizado com a quatidade de sapatilhas, mosquetoes, moveis, crash pads, guias de escaladas, devo ter posto no pe umas sei la quantas sapatilhas! Mais por agora comprei apenas o magnesio que vou usar na trip.

Bom no mais e isso galera, depois mando mais noticias e fotos da trip!

Ps: desculpam a falta de acentuacao, mais o computador do Fabien e com o teclado em japones! rsrs...

Au revoir!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

FRANÇA ROC TRIP 2009!

Fala queridos leitores!

Bem estou hoje de partida para realizar um dos meus maiores sonhos! Conhecer onde tudo começou - em relação a escalada claro - a França!

Sonho esse bem antigo, desde que tenho uns 11 anos, mas só agora resolvi largar de enrolar, de dar desculpas esfarrapadas e estou partindo para uma temporada de 50 dias nas terras de François Legrand - maior escalador de competições que já existiu -, Jibé Tribout - 48 anos mandando vários "onzimos e décimos" -, Alex Chabot - um dos maiores campeões mundias de todos os tempos -, Patrick Edlinger - um dos maiores responsáveis pela divulgação da escalada esportiva no mundo -, Arnoud e François Petit - os irmãos que já foram campeões mundias e Arnaud foi responsável pela primeira ascensão da clássica via Biographe em Ceuse - entre outros monstros e meus ídolos!

Pois é, passarei 50 dias na terra do croassaint escalando principalmente em Ceuse, local que já foi eleito várias vezes tanto por escaladores como pela imprensa especializada como o melhor point de escalada esportiva do mundo!

O objetivo da trip é escalar bastante á vista e quem sabe mandar algumas vias de décimo grau e lógico entrar também nos "onzimos" para ver como é lá na gringa, já que Ceuse é considerado um pico com o grau muito forte e claro tomar umas vacas alucinantes nos clássicos negativos franceses! rsrs...

Estou partindo sozinho do Brasil hoje dia 1º de junho e chego lá no amanhã dia 2, faço um turismo só para tirar umas fotos da cidade luz só pra dizer pra aqueles amigos que não escalam que estive na França rsrs... e depois parto para uns dias em Fointbleau - pico onde se iniciou a historia do boulder no mundo lá pelo fim do século 19 - e depois parto para o paredão de calcáreo desejado a muito tempo pelos meus dedos e minhas sapatilhas!

Mais espero a visita de alguns amigos lá no camping de Ceuse, Afinal de vez em quando será bom entender tudo que o segurança fala e que o escalador também! rsrs...

Tentarei arduamente atualizar o blog uma vez por semana com causos e fotos das minhas escaladas, espero que com boas notícias!

Mas como um bom amante da música deixo duas músicas que fazem parte da trilha sonora da climbtrip!


Banda: Reef
Música: Give me your love




Banda: Gorillaz
Música: 19-2000 (Soulchild Remix)