NAVEGANDO PELO MUNDO DA ESCALADA.

UM ESPAÇO PARA COMPARTILHAR OS MEUS RELATOS

PESSOAIS E OS ALHEIOS, NOTÍCIAS E DEVANEIOS SOBRE
 
O GRANDE MUNDO DA ESCALADA!

SINTA-SE A VONTADE!

QUER COMPARTILHAR ALGUM FATO CONOSCO?

JEANOURIQUES@YMAIL.COM

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

OPINIÃO 2...

Olá a todos,

Aqui está mais extensamente a minha opinião sobre a polemica que a entrevista do escalador André Ilha gerou nos blogs e redes socias pela internet.

Creio que todo tipo de opinião acrescenta algo, porém fiquei decepcionado com uma visão completamente fechada e cética de um escalador que deveria dar o exemplo de convívio com outras modalidades, afinal foi um dos grandes contribuidores para tal disseminação da escalada.

Concordo que são as chapeletas que levam as pessoas para escalar e elas que causam o impacto, agora quanto mais vias você tiver em setores diferentes menor a aglomeração de pessoas em apenas um setor, acontecendo assim uma menor degradação do ambiente, vamos pegar como exemplo a Serra do Cipó que a alguns anos é um dos picos mais frequentados do Brasil e de MG, lembro muito bem do tempo que você chegava lá e tinham 30 ou mais pessoas na "sala da justiça" lar de famosas vias, hoje em dia com um maior número de vias espalhadas em vários setores temos uma divisão dessas 30 pessoas não por apenas um setor mais sim por 3,4,5,6 ou mais setores diminuindo em muito o impacto gerado. Tudo bem todas essas pessoas chegam ao pico pela mesma trilha gerando a degradação da mesma, mais então vá a pé desde BH para lá para de consumir energia eletrica, consumir bem de consumo, pare de comer carne e de comprar suco de caixinha no supermercado, alias pare de ir ao super mercado!

Sabe porque?

Porque o ser humano é tão prejudicial para o planeta como o cigarro é para o ser humano, portanto deixem a hipocrisia de lado. A escalada gera impacto porque você tem que ir para a natureza escalar, assim como trekking, rapel em cachoeiras, sentar na grama, basicamente a maioria das atividades esportivas que envolvem a natureza.

A escalada gera impacto sim. Mas se todos começarem a escalar móvel o impacto será o mesmo! A mentira porque com certeza teremos um menor número de escaladores na pedra.

Sabe porque?

Porque a escalada em móvel ainda é um esporte muito elitista mesmo comparado com a escalada esportiva, afinal se você já precisa de uma pequena fortuna para ter um equipamento completo de esportiva para escalar móvel você precisará de o triplo ou mais para começar a brincar!

Ok já concordamos então que o impacto existe e a única maneira de elimina-lo é parando de ir para a natureza. IMPOSSÍVEL!!! Escalar na pedra é a razão do meu viver e uma das coisas das quais não consigo viver sem! Então amigos cabe a nós praticarmos de uma forma consciente e respeitar o nosso planeta Terra.

Mais antes de vocês acharem que sou uma pessoa completamente radical, estou sempre aberto a discussões e conversas sobre o tema, quem me conhece sabe que sou escalador esportivo, de boulder, competições e também faço esporadicamente paredões e escalada móvel.

Um abraço e vamos sempre pensar que todos queremos escalar!

SIM A UNIÃO E NÃO A SEPARAÇÃO!!!!!

Jean

Um comentário:

Patrícia disse...

Jean,

Concordo plenamente com a sua visão. Parabéns pelo texto e por respeitar os leitores. Com certeza a sua opnião é a mesma de outros muitos escaladores e praticantes de esportes outdoor de Minas.
O importante é a consciência ambiental e humana e saber respeitar o outro e sua opnião!

Beijos,

Paty Antunes