NAVEGANDO PELO MUNDO DA ESCALADA.

UM ESPAÇO PARA COMPARTILHAR OS MEUS RELATOS

PESSOAIS E OS ALHEIOS, NOTÍCIAS E DEVANEIOS SOBRE
 
O GRANDE MUNDO DA ESCALADA!

SINTA-SE A VONTADE!

QUER COMPARTILHAR ALGUM FATO CONOSCO?

JEANOURIQUES@YMAIL.COM

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Outra do Adam Ondra!

E o jovem checo de apenas 16 anos Adam Ondra continua destruindo as vias mais díficeis de todos os picos por onde passa. Depois de mandar a via Open Air na Austria, ele foi passar uns dias na eslovenia e acabou colocando novamente o seu nome na historia da escalada, se igualando ao espanhol Patxi Usobiaga, os dois super escaladores fiseram a cadena de um 11c na segunda entrada, Patxi mandou no final de 2007 em uns dos melhores meses de um escalador esportivo da historia a via "Estado Critico" localizada em Santa Lynia na espanha e o checo encadenou recentemente a via "Halupca 1978" localizada em Osp na Eslovenia. A primeira ascensão foi feita pelo veterano esloveno Matej Sova em outubro desse ano.

"Não pensanva que iria encadenar a via na segunda tentativa, mas de repente me vi no top da via!" declara o jovem mutante Ondra, "Não vou opinar sobre o grau, realmente estou tão forte? Ou estou com muita sorte ultimamente. Mas em qualquer caso, é uma grande via!" diz Ondra ao site 8a.nu.

Com mais essa cadena Ondra completa 15 vias de 9º grau francês sendo duas delas 9a+, isso tudo com apenas 16 anos! Firmando assim como uns dos melhores escaladores de todos os tempos. Inclusive a matéria do site da revista Desnivel, faz uma rápda comparação entre Adam Ondra e a maior lenda do nosso esporte o alemão Wolfgang Gullich.

Tudo bem que atualmente o limite mundial foi elevado ao 9b (12b) pelo espanhol Dani Andrada com a cadena da via Ali-Hulk localizada em Rodellar, Espanha e pelo americano Chris Sharma com a cadena da via Jumbo Love 9b (12b) em Mt. Clark nos Estados Unidos, mas creio que assim que o "pequeno" Ondra se motivar a fazer essa graduação o fará sem maiores problemas.

Fontes: Desnivel.com e 8a.nu

Nenhum comentário: