NAVEGANDO PELO MUNDO DA ESCALADA.

UM ESPAÇO PARA COMPARTILHAR OS MEUS RELATOS

PESSOAIS E OS ALHEIOS, NOTÍCIAS E DEVANEIOS SOBRE
 
O GRANDE MUNDO DA ESCALADA!

SINTA-SE A VONTADE!

QUER COMPARTILHAR ALGUM FATO CONOSCO?

JEANOURIQUES@YMAIL.COM

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

COISAS BOAS E RUINS.

Boa notícia para a escalada paulista, a Casa de Pedra não mais fechará. Depois de uma semana de muita discussão nos sites e forúns sobre o impacto do fechamento de uma unidade da CP na escalada brasileira (principalmente a paulista).

Uma das coisas que aconteceram durante esse tempo foi a mudança de decisão em relação ao fechamento da CP Perdizes, transferindo essa decisão para a unidade Morumbi, o que gerou uma comoção na comunidade escaladora paulista, por essa unidade ser a 1º e de onde começou toda a história da CP, li relatos emocionados de pessoas que consideravam a CP como sua 2º casa.

A boa notícia é que a escaladora Janine conseguiu marcar uma reunião com o propietario Alexandre Silva "Alê" para estudar uma forma de manter a CP aberta. Essa reunião se realizou essa terça dia 20 de Dezembro e foi aberta a todos os interessados.

O resultado é que a comunidade escaladora conseguiu manter a CP aberta, porém algumas mudanças no funcionamento do ginásio

O Horário de funcionamento ficará das 17:00 às 22:00 (O horário habitual era das 14:00 / 23:00).
Os dias de funcionamento serão de segunda à quinta-feira. Sexta-feiras não haverá expediente.(Habitualmente sexta-feira havia fechamento das atividades às 21:00)
Aos finais de semana, caso haja funcionamento da unidade, haverá menos monitores que o habitual.
Haverá aumento no valor da mensalidade(hoje no valor de R$ 140,00), e não haverá redução do valor da diária paga hoje(R$25,00 - sem equipamento incluso).

Agora a má notícia para mim não chega a ser uma notícia e sim uma conclusão.

O que vemos nos forúns sobre o fechamento da CP é uma completa desunião dos escaladores, que acabaram por levantar a questão infantil sobre "rocha x resina".

O habitat natural de todo escalador é a rocha, mas todos tem que concordar que é ímpossivel para quem trabalha até a noite de seg a sex ir para a pedra. Além claro da diferença que você sente no seu projeto na rocha se treinar com afinco durante a semana na academia. O mais ironico disso tudo é que eu gostaria de saber qual grande escalador da atualidade, chegou aonde chegou sem fazer umas boas temporadas de treino no muro, seja esse treino controlada ou não.

Não estou aqui para julgar ninguém mais chega a dar agonia com o tamanho do pensamento de alguns, a escalada ainda é um esporte em desenvolvimento estamos todos no mesmo barco. Só que cada um está remando para cada lado, assim não vamos chegar a lugar algum. Aqui em MG tivemos uma época de muita desunião entre os escaladores, mas ao meu ver essa richa infantil entre "rocha x resina" não existe mais pelo menos entre os escaladores de BH. Sei que cada um tem seu interesse, porém todos querem que a escalada vá pra frente.

Temos como exemplo desse "querer" da escalada mineira as várias "vaquinhas" que já aconteceram para a conquistas de novas vias no cipó em sete lagoas entre outros lugares.

Espero que a escalada nacional amadureça um pouco mais e todos percebam que o fechamento de uma academia não é problema de uns ou de outros e sim um termômetro da escalada naquele determinado local. E quem sabe um dia os forúns serão feitos para conversar e não para agredir os companheiros de montanha.

Um abraço.

3 comentários:

Yuri Hayashi disse...

Pois é... amadurecimento é a palavra mais que necessária nesses jovens escaladores de hoje em dia. Faço minha suas palavras!
Beijos!
Yuri

Pedro Hauck disse...

Desunião, falta de compromisso e falta de maturidade. Estes são os comportamentos lamentáveis destes escaladores que comemoraram quando foi anunciado o fechamento da CP.
Felizmente tudo acabou bem e espero que esta crise momentanea sirva para sacudir a galera que precisa se mobilizar para continuar tendo toda essa estrutura que demorou anos para conseguirmos conquistar.

everton v ouriques disse...

É uma pena que ainda tenha muita gente que não percebe que temos que nos unir independente de opiniões divergentes.

O importante é que todas as formas de escalada sobrevivam e que unidas vencerão as dificuldades.

As opiniões divergentes devem ser sempre colocadas com harmonia e vislumbrando um objetivo maior.

Que vença o diálogo e todas as formas de escalada.ra